As Ruas que Brincam são uma iniciativa que têm como objetivo dar oportunidade às crianças de conquistarem espaço para brincar na rua, através de um corte de trânsito programado e efémero, nas imediações das escolas. Este tipo de oportunidade permite às crianças terem visibilidade no espaço público, às comunidades terem mais espaço para convívio à porta da escola, testar alternativas à organização do espaço público na envolvente escolar, usufruir de um espaço livre de poluição (nomeadamente sonora), incentivar meios de mobilidade ativa e a participação da comunidade.
Como implementar uma Rua que Brinca?
O primeiro passo será articular com a escola, de forma a entender a viabilidade da iniciativa. O dia e horário estabelecido para a Rua que Brinca deverá ser compatível com a organização da vida familiar.
Após este envolvimento, é necessário a articulação com a Junta de Freguesia e/ou Câmara Municipal, dependendo dos casos, para obtenção das licenças necessárias, assim como, o policiamento.
Deverá ser pedido o apoio à comunidade educativa (escola, associação de pais) e Junta de Freguesia para a divulgação, assim como deverão ser afixados cartazes para informação e sensibilização da população para o corte de trânsito e seu objetivo.
No próprio dia e hora, é realizado e mantido o corte de trânsito pela Polícia Municipal. É importante ter alguém da organização destacado para falar com os adultos e explicar o propósito e benefícios da iniciativa, nomeadamente, para conversar com vizinhos ou pessoas que possam estar mais resistentes ou incomodados com a ação. Outras pessoas da organização devem estar disponíveis para apoiar os pedidos de crianças e famílias no sentido de poderem usufruir o mais possível daquele espaço e materiais.